07 e 08 de Novembro de 2011
Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica
São Paulo-SP Brasil - Ver mapa

Carta de apresentação

Em comemoração ao seu 10º aniversário, o Instituto Singularidades traz a público uma reflexão importante para a atualidade brasileira: onde, como e com quais estratégias é possível tornar a carreira docente mais eficaz e atrativa em nosso país? Por isso, realizará o Seminário Inovação e Qualidade na Formação Inicial de Professores, nos dias 7 e 8 de novembro deste ano, em São Paulo.

É discurso corrente nas universidades, nas escolas e na mídia que não se faz um país sem bons professores. No entanto, a perguntas é: quem quer ser professor em uma sociedade em mudança? Ocorre hoje, no Brasil, que a democratização do acesso à escola pelas massas de estudantes, até há pouco tempo invisíveis para a sociedade, não tem sido acompanhada da formação inicial competente e com qualidade de seus professores. Disciplinas teóricas e distantes da prática da sala de aula e do mundo real são a marca dos cursos de pedagogia e das licenciaturas.

Além disso, os aprendizes de professores têm se defrontado com uma realidade ainda incompreendida, fruto das mudanças científicas, tecnológicas, sociais e éticas, que não têm equivalência na história da humanidade. Os novos meios de acesso à informação e ao conhecimento, as mudanças nas famílias e nos próprios alunos, a modificação do mercado de trabalho, os valores sociais emergentes, são algumas características da sociedade do século XXI que afetam, sem dúvida, a atividade docente, tornando-a cada vez mais complexa e exigente.

O evento é a contribuição do Instituto Singularidades ao imenso desafio de construir uma nova escola que possa responder à sua função social de inclusão da totalidade da população na cultura geral humana sistematizada por meio da formação inicial de professores motivados e qualificados. Para isso, propõe em sua programação o debate de propostas inovadoras na área de formação inicial e avaliação docente que têm sido implementadas ao redor do planeta contrapondo-as a algumas experiências brasileiras, de maneira a contribuir com soluções singulares à realidade diversa e plural de nossas escolas e nossos professores.

Nessa direção, serão apresentadas diferentes visões e relatos de experiências sobre o currículo das licenciaturas e sua articulação com a educação básica, o estágio supervisionado, o ingresso dos novatos e a residência pedagógica. Levantaremos alternativas relativas ao lócus da formação inicial docente. Discutiremos conteúdos e parâmetros curriculares de formação inicial e sua relação com a avaliação para ingresso e permanência na carreira. Além disso, apresentaremos dois casos de sucesso no cenário internacional: a experiência da Austrália e a do sistema Chileno. Também será debatida a nova proposta do Ministério da Educação, a criação da Prova do Professor.

Esperamos, com o seminário, inaugurar um fórum aberto, amplo e diverso de maneira a propor soluções práticas e reais que possam induzir políticas públicas e práticas acadêmicas com vistas a atrair os melhores alunos para o exercício da profissão!

Até lá!

Gisela Wajskop
Diretora Geral Acadêmica

Sua presença não pode ser confirmada.

O e-mail inserido pode estar incorreto.

Lembre-se: o e-mail de confirmação deve ser o mesmo de recebimento do convite. Para tentar novamente, clique aqui.

Se você não recebeu o convite e quer participar, por favor preencha o formulário de interesse.

Caso não consiga fazer a confirmação, entre em contato conosco

Sua presença foi confirmada.

Seminário Internacional 10 Anos Singularidades

07 e 08 de novembro de 2011

Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica

Rua Hungria, 1000 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - Brasil

Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica

Rua Hungria, 1000 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - Brasil