07 e 08 de Novembro de 2011
Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica
São Paulo-SP Brasil - Ver mapa

Notícia

As estratégias do Chile para a formação

Cristian Cox é o chefe do Centro de Pesquisa sobre Política Educacional e Prática na Universidade Católica do Chile. Ele será um dos expositores da mesa-redonda Atratividade da Carreira e Desenvolvimento Profissional Docente, que acontecerá no dia 7 de novembro, segunda-feira. Leia abaixo um trecho* da entrevista que Cristian deu exclusivamente para o Instituto Singularidades:

 

Instituto Singularidades – Como a experiência chilena pode contribuir para a política de formação e valorização dos professores brasileiros?

Cristian Cox – Em 2003, o Chile pediu à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que desenvolvesse suas políticas educacionais. A OECD diagnosticou que, junto com avanços em muitos aspectos, um problema básico era a formação inicial de professores, que, por diversos fatores, estava muito abaixo das necessidades propostas pelo currículo escolar. A experiência do Chile mostra uma trajetória que passa de um convite a mudar as faculdades de educação a uma estratégia muito mais regulatória em que, junto a incentivos e apoios, há regulações com consequências altas. Desde 2007, as políticas convergem em uma estratégia de três componentes: formação de professores, exame para egressos e convênios de desempenho. A primeira medida corresponde à definição do que um professor deve saber e o que ele pode fazer. Essa definição espera impactar diretamente sobre os currículos e as práticas de formação das instituições formadoras. Os exames de egressos verificam se a formação foi bem-sucedida ou não e seus resultados podem ter distintos níveis de consequências, tanto para os alunos, como para as faculdades. Os convênios correspondem a um contrato em que os fundos públicos apoiam a inovação e o fortalecimento das instituições formadoras.

 

* A íntegra da entrevista será publicada na Revista Eletrônica Singularidades, com lançamento previsto para fevereiro de 2012.

Publicado em Entrevistas

Sua presença não pode ser confirmada.

O e-mail inserido pode estar incorreto.

Lembre-se: o e-mail de confirmação deve ser o mesmo de recebimento do convite. Para tentar novamente, clique aqui.

Se você não recebeu o convite e quer participar, por favor preencha o formulário de interesse.

Caso não consiga fazer a confirmação, entre em contato conosco

Sua presença foi confirmada.

Seminário Internacional 10 Anos Singularidades

07 e 08 de novembro de 2011

Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica

Rua Hungria, 1000 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - Brasil

Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica

Rua Hungria, 1000 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - Brasil