07 e 08 de Novembro de 2011
Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica
São Paulo-SP Brasil - Ver mapa

Notícia

Avaliação não é prestação de contas

Denise Vaillant é diretora acadêmica do Instituto de Educação, da Universidade ORT – Uruguai e presidente do Observatório Internacional sobre a Profissão Docente, com sede na Universidade de Barcelona (OBIPD). Ela será uma das debatedoras da mesa-redonda Qualidade do Professor: Avaliação e Desempenho Docente, que acontecerá no dia 7 de novembro, durante o Seminário Internacional Inovação e Qualidade na Formação Inicial de Professores, promovido pelo Instituto Singularidades. Leia abaixo um trecho* da entrevista que Denise deu exclusivamente para o Instituto Singularidades:

 

Instituto Singularidades – Como é possível medir e avaliar a efetividade do trabalho docente?

Denise Vaillant – A avaliação desempenha uma função essencial como elemento de informação de valor sobre a situação do docente. Ela serve para entender e explicar a docência por meio dos êxitos alcançados ou, eventualmente, experiências frustradas. Há muitas razões para afirmar que a avaliação docente pode contribuir com a melhoria da educação. O problema é que, muitas vezes, ela é concebida como instrumento de prestação de contas para os administradores. Esse tipo de avaliação é necessária, porém, não é suficiente. É necessário contar com modelos profissionais de accountability, que, em boa medida, dependem da capacidade de definir padrões profissionais. Em muitos países, a avaliação docente está baseada em provas, muitas vezes, acompanhadas de portfolios e, em alguns, casos de observação fazem parte do mecanismo utilizado para a certificação da formação ou docência. A supervisão desempenha um papel fundamental nesse processo. A supervisão deve implicar apoio e guia contínuos e sistemáticos para o docente. Deve também ser um processo constante de observação e recepção de informação variada sobre a qualidade do trabalho do docente, bem como de condutas e práticas que podem requerer avaliação.

 

* A íntegra da entrevista será publicada na Revista Eletrônica Singularidades, com lançamento previsto para fevereiro de 2012.

Publicado em Entrevistas

Sua presença não pode ser confirmada.

O e-mail inserido pode estar incorreto.

Lembre-se: o e-mail de confirmação deve ser o mesmo de recebimento do convite. Para tentar novamente, clique aqui.

Se você não recebeu o convite e quer participar, por favor preencha o formulário de interesse.

Caso não consiga fazer a confirmação, entre em contato conosco

Sua presença foi confirmada.

Seminário Internacional 10 Anos Singularidades

07 e 08 de novembro de 2011

Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica

Rua Hungria, 1000 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - Brasil

Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica

Rua Hungria, 1000 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - Brasil