07 e 08 de Novembro de 2011
Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica
São Paulo-SP Brasil - Ver mapa

Palestrantes

  • Bernadete Angelina Gatti

    Bernadete Angelina Gatti

    Tem vários livros publicados e mais de duzentos artigos em revistas especializadas, no Brasil e no exterior. Atualmente é pesquisadora colaboradora da Fundação Carlos Chagas, na qual exerceu a função de superintendente de educação e pesquisa. É docente aposentada da USP e da PUC-SP. Foi presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Atuou em vários Comitês Científicos e Comissões Assessoras para órgãos públicos (CNPq, CAPES, MEC e secretarias de educação). Consultora da UNESCO e da Fundação Victor Civita. Suas áreas de trabalho têm sido: formação de professores, avaliação educacional e questões de pesquisa científica.

    Bernadete Angelina Gatti participará do debate Formação Inicial: currículo e desenvolvimento profissional docente no dia 08 de novembro.

  • Carlos Marcelo

    Carlos Marcelo

    Professor de Didática e Ensino da Universidade de Sevilha, Espanha. Diretor de Pesquisa do Grupo IDEA. Chefe da Universidade de Educação da Agência Andaluza de Avaliação e Acreditação. Pesquisou a formação de professores e desenvolvimento profissional. Autor de diversos artigos e publicações.

    Carlos Marcelo será expositor sobre o tema Formação Inicial: currículo e desenvolvimento profissional docente no dia 08 de novembro.

  • Clare Kosnik

    Clare Kosnik

    Professora do Departamento de Currículo, Ensino e Aprendizado no Instituto Ontário de Estudos em Educação da Universidade de Toronto (Canadá). Ocupou cargos administrativos na OISE (Ontario Institute for Studies in Education): Diretora do programa de mestrado em ensino, chefe do centro de formação de professores e desenvolvimento, e diretora do Programa Preservice Fundamental. Foi diretora executiva do projeto Nova Era, da Universidade de Stanford. Hoje ministra cursos no programa de alfabetização e cursos sobre educação no programa de doutorado e continua a pesquisar a prática docente, principalmente em alfabetização.

    Clare Kosnik será expositora sobre o tema Formação Inicial: currículo e desenvolvimento profissional docente no dia 08 de novembro.

  • Cláudio de Moura Castro

    Cláudio de Moura Castro

    Economista pela UFMG, mestre em economia pela Universidade de Yale, doutorando pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos (terminando o curso na Universidade de Vanderbilt). Ensinou nos programas de mestrado da PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha em Dijon. Trabalhou no IPEA/INPES e foi Coordenador Técnico do Programa ECIEL, passando em seguida a Diretor Geral da CAPES. Foi também Secretario Executivo do CNRH/ IPEA. Foi chefe da Divisão de Políticas de Formação da OIT (Genebra), economista senior de Recursos Humanos do Banco Mundial e presidente do conselho consultivo da Faculdade Pitágoras. Atualmente é assessor especial da presidência do Grupo Positivo. Autor de mais de trinta e cinco livros e mais de trezentos artigos científicos, é articulista da revista Veja.

    Cláudio de Moura Castro participará do debate Formação Inicial: currículo e desenvolvimento profissional docente no dia 08 de novembro.

  • Cristián Cox

    Cristián Cox

    Ph.D. em Sociologia da Universidade de Londres (1984), é diretor do Centro de Pesquisa sobre Política Educacional e Prática na Universidade Católica do Chile. Anteriormente, foi diretor da Unidade de Avaliação Curricular do Ministério da Educação do Chile (1998-2006), de onde liderou a concepção e implementação da reforma curricular do sistema de ensino do país no final dos anos 1990. Trabalhou como consultor para a OCDE, Banco Mundial, BID e UNESCO e foi professor visitante da Universidade de Stanford, em 2005. Autor de três livros, seus interesses de pesquisa incluem políticas educacionais, formação de professores, currículos escolares e educação para a cidadania.

    Cristián Cox será expositor sobre o tema Atratividade da Carreira e Desenvolvimento Profissional Docente no dia 07 de novembro.

  • Cristina Nogueira Barelli

    Cristina Nogueira Barelli

    Coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP, Pedagoga e Fonoaudióloga pela mesma instituição. Assessora de linguagem para escolas públicas e particulares e colaboradora e leitora crítica de livros didáticos. Trabalhou como professora na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e foi Parecerista/Especialista do MEC no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/1997-2007, na área de Língua Portuguesa. Autora de livros didáticos na área de alfabetização, e de artigos publicados em revistas especializadas.

    Cristina Nogueira Barelli será expositora sobre o tema Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica como Lócus de Formação Docente no dia 08 de novembro.

  • Denise Vaillant

    Denise Vaillant

    Diretora Acadêmica do Instituto de Educação da Universidade ORT-Uruguai e Presidente do Observatório Internacional da Profissão Docente da Universidade de Barcelona (OBIPD). Doutora em Educação na Universidade de Québec à Montréal, no Canadá, e mestre em Planejamento Educacional e Gestão da Universidade de Genebra, na Suíça. Coordenou vários programas de formação docente no Uruguai e na América Latina. Atualmente, coordena um projeto internacional conhecido como GDN e faz parte de uma equipe de pesquisa da UNESCO sobre a profissão docente.

    Denise Vaillant participará do debate Qualidade do Professor: Avaliação e Desempenho Docente no dia 07 de novembro.

  • Eduardo Giannetti

    Eduardo Giannetti

    Graduado em Economia (1978) e em Ciências Sociais (1980) pela USP e PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (1987). Eleito “Economista do Ano em 2004” pela Ordem dos Economistas de São Paulo. Atualmente é professor do INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo. Autor de diversos artigos em periódicos especializados e livros, entre os quais: Beliefs in action (Cambridge University Press, 1991); Vícios privados, benefícios públicos? (Companhia das Letras, 1993); Auto-engano (Companhia das Letras, 1998); Felicidade (Companhia das Letras, 2002); O Valor do Amanhã (Companhia das Letras, 2005) e O Livro das Citações – Um breviário de idéias replicantes (Companhia da Letras, 2008).

    Eduardo Giannetti será moderador do debate Formação Inicial: currículo e desenvolvimento profissional docente no dia 08 de novembro.

  • Eunice Durham

    Eunice Durham

    Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1954), mestre e doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela USP (1964). Atualmente é professora titular da USP e faz parte do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da mesma instituição. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana. Ex-secretária de política educacional do Ministério da Educação (MEC) no governo Fernando Henrique Cardoso. Seus trabalhos têm se concentrado no acompanhamento crítico da criação e da qualidade de novos cursos para formação de professores.

    Eunice Durham participará do debate Formação Inicial: currículo e desenvolvimento profissional docente no dia 08 de novembro.

  • Gisela Wajskop

    Gisela Wajskop

    Diretora Geral Acadêmica do Instituto Superior de Educação de São Paulo. Doutora em Metodologia de Ensino e Educação Comparada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paul0 (FEUSP), Mestre em Educação Brasileira pela PUC/SP e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela pela USP. Foi coordenadora de Educação Infantil do MEC no período de 1998 a 2000, tendo coordenado o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil). Exerce atividades de docência nos cursos de Pós-Graduação e de Pedagogia no Instituto Singularidades, além de coordenar programas de Formação Continuada em redes de ensino público e privado.

    Gisela Wajskop será expositora sobre o tema Formação Inicial: currículo e desenvolvimento profissional docente no dia 08 de novembro.

  • Guiomar Namo de Mello

    Guiomar Namo de Mello

    Foi secretária de educação do município de São Paulo, deputada estadual, especialista em educação do Banco Mundial (BIRD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Diretora Executiva da Fundação Victor Civita (FVC). Atualmente dirige sua própria empresa, a Escola Brasileira de Professores (EBRAP), pela qual presta serviços de consultoria para a educação pública e privada.

    Guiomar Namo de Mello participará do debate Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica como Lócus de Formação Docente no dia 08 de novembro.

  • Gustavo Ioschpe

    Gustavo Ioschpe

    Formado em Gestão Estratégica e Ciência Política pela Universidade da Pensilvânia. Mestre em Desenvolvimento Econômico e Economia Internacional pela Universidade de Yale. Autor de Como Passar no Vestibular da UFRGS (1995), Vestibular não é o Bicho (1996, 2ª ed 1997) e A Ignorância Custa um Mundo – O Valor da Educação no Desenvolvimento do Brasil (2004). Co-autor de diversos outros livros. Articulista da revista Veja (desde 2006) e colunista da Folha de S. Paulo (1996-2000 e 2006).

    Gustavo Ioschpe será expositor sobre o tema Qualidade do Professor: Avaliação e Desempenho Docente no dia 07 de novembro.

  • Hernán Hochschild

    Hernán Hochschild

    Diretor executivo da instituição Elige Educar, Engenheiro Civil e graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. A Elige Educar é uma instituição de iniciativa público-privada que busca a melhoria da qualidade da Educação no Chile por dois meios principais: o reconhecimento social do papel do professor e a atração de pessoas com talento e vocação para seguir a carreira de educação. Trabalha para desenvolver atividades de comunicação com o intuito de motivar os professores e para elaborar propostas de melhorias na área junto ao Estado.

    Hernán Hochschild será expositor sobre o tema Atratividade da Carreira e Desenvolvimento Profissional Docente no dia 07 de novembro.

  • João Antonio Filocre Saraiva

    João Antonio Filocre Saraiva

    Licenciado em Física pela UFMG, com mestrado em Ensino de Ciências e doutorado em Educação pela USP. Foi membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG e diretor geral do Centro Pedagógico e do Centro de Ensino de Ciências e Matemática da UFMG. Coordenou vários projetos destinados à formação de professores e à melhoria do ensino de ciências e matemática na educação básica. Desenvolveu trabalhos de pesquisa nas seguintes áreas: Educação em Ciências e Matemática, Mudanças Cognitivas no Processo de Formação Escolar, Desenvolvimento Profissional e Ensino de Ciências, Políticas e Modelos de Formação de Educadores, Projetos Curriculares e Formação de Educadores. Atuou como secretário adjunto de educação de Minas Gerais em dois períodos: 1997 a 1998 e 2003 a 2010.

    João Antonio Filocre Saraiva participará do debate Atratividade da Carreira e Desenvolvimento Profissional Docente no dia 07 de novembro.

  • José Francisco Soares

    José Francisco Soares

    Mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977), doutor em Estatística pela Universidade de Wisconsin – Madison (1981) e pós-doutor em Educação pela Universidade de Michigan Ann Arbor (2002). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, membro do Conselho Consultivo do INEP, do Conselho Técnico do INEE (Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación – México) e do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação. Sua atuação acadêmica está concentrada na area de Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, e Políticas Educacionais, com ênfase em medidas de resultados educacionais e cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico brasileiras.

    José Francisco Soares participará do debate Qualidade do Professor: Avaliação e Desempenho Docente no dia 07 de novembro.

  • Lawrence Ingvarson

    Lawrence Ingvarson

    Nos últimos 10 anos, Lawrence Ingvarson atuou no Conselho Australiano para Pesquisa Educacional. Foi professor de Ciências e Matemática na Escócia e Inglaterra, antes de empreender estudos em Psicologia da Universidade de Londres. Ocupou cargos acadêmicos na Universidade de Stirling, na Escócia, e da Universidade de Monash, em Melbourne. Membro da Australian College of Educators. Foi professor visitante das universidades East Anglia (1978), Stanford (1988) e Michigan (1998). Atualmente dirige um estudo internacional para a Associação Internacional para Avaliação do Rendimento Escolar (IEA), juntamente com a Universidade de Michigan. O estudo tem como foco a preparação de professores de Matemática e os resultados do programa. Prestou serviços de consultoria sobre padrões de ensino e de avaliação de professores no Chile, Nova Zelândia e Escócia e na qualidade dos professores para a OCDE.

    Lawrence Ingvarson será expositor sobre o tema Qualidade do Professor: Avaliação e Desempenho Docente no dia 07 de novembro.

  • Malvina Tuttman

    Malvina Tuttman

    Atual presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), desde o dia 18 de janeiro de 2011. Foi reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1976), mestrado em Educação pela PUC/RJ(1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, especialmente nos seguintes temas: flexibilização curricular, extensão universitária, cotidiano na educação, metodologias participativas e planejamento.

    Malvina Tuttman participará do debate Atratividade da Carreira e Desenvolvimento Profissional Docente no dia 07 de novembro.

  • Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva

    Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva

    Secretária de Educação Básica (SEB/MEC), desde 2007. Professora licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em gestão de sistemas educacionais pela PUC/MG. Lecionou de 1976 a 2001. Ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Assessorou diversas prefeituras de Minas Gerais e de outros estados e participou da equipe pedagógica que elaborou e implementou a Escola Plural – movimento de renovação pedagógica da prefeitura de Belo Horizonte.

    Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva participará do debate Atratividade da Carreira e Desenvolvimento Profissional Docente no dia 07 de novembro.

  • Maria Helena Guimarães de Castro

    Maria Helena Guimarães de Castro

    Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, presidente do Conselho de Responsabilidade Social da FIESP, membro do Comitê Técnico do Todos pela Educação/TPE, além de participar de vários conselhos consultivos de entidades não governamentais ligadas à área de educação. Foi Secretária Estadual de Educação de S.Paulo (2007-2009). Professora aposentada de Ciência Política da UNICAMP. De janeiro de 1995 até março de 2002, foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do governo federal encarregado das estatísticas e das avaliações educacionais no Brasil.

    Maria Helena Guimarães de Castro será moderadora no debate Qualidade do Professor: Avaliação e Desempenho Docente no dia 07 de novembro.

  • Maria Inês Fini

    Maria Inês Fini

    Doutora em Educação, Professora de Psicologia do Desenvolvimento e do Trabalho na UNICAMP, Especialista em Educação à Distância, Currículo e Avaliação Educacional. No INEP/ MEC foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências, responsável pelo projeto técnico do ENEM, do ENCCEJA e diretora do PISA no Brasil até 2002. Assessora Especial de Currículo e Avaliação na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo de 2007 a 2010. Atualmente é consultora independente e pesquisadora do Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp.

    Maria Inês Fini será moderadora no debate Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica como Lócus de Formação Docente no dia 08 de novembro.

Sua presença não pode ser confirmada.

O e-mail inserido pode estar incorreto.

Lembre-se: o e-mail de confirmação deve ser o mesmo de recebimento do convite. Para tentar novamente, clique aqui.

Se você não recebeu o convite e quer participar, por favor preencha o formulário de interesse.

Caso não consiga fazer a confirmação, entre em contato conosco

Sua presença foi confirmada.

Seminário Internacional 10 Anos Singularidades

07 e 08 de novembro de 2011

Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica

Rua Hungria, 1000 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - Brasil

Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica

Rua Hungria, 1000 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - Brasil